2010/11/18

ENIGMA DO BLOGUE 4 - Dezembro 2010



4.º Enigma do Blogue - Dezembro 2010

Olá !

Cá estamos de volta para te lançar novo desafio.Consulta o blogue e descobre a resposta para a pergunta que te fazemos.


Aqui vai.

Fernando Pessoa é incontestavelmente um dos modernos poetas portugueses mais conhecido internacionalmente, devido à elevada qualidade da obra poética que publicou.Considerado como o maior embaixador de Portugal, Fernando Pessoa escreveu vasta e variada obra, reflectindo os diferentes momentos da sua vida, bem como a sua diferente forma de pensar a sua existência. Esta diferente maneira de encarar e criticar a vida, deu origem à publicação de obras sob múltiplas identidades, a que chamamos de heterónimos.

Consulta o blogue , identifica os 3 principais heterónimos de Fernando Pessoa , uma das obras por ele escrita e aí referenciadas, bem como o motivo que nos levou a dedicar, este ano, um pouco mais de atenção a este nosso grandioso poeta.

Vem à BE, consulta o blogue, responde em impresso próprio e identifica-te.Terminado o prazo para este enigma, analisaremos os resultados e atribuiremos prémios simbólicos aos vencedores.

Até breve! Boa sorte.

Fernando Pessoa - 75 anos da sua morte


Lisboa - 1888/ 1935
Nascido a 13 de Junho de 1888, bem cedo ficou órfão de pai, vítima de tuberculose.
Devido ao 2.º casamento de sua mãe com o cônsul português em Durban , na África do Sul, foi nesse país que passou parte da sua infância e adolescência ( 1895 -1905) , tendo frequentado o ensino secundário no liceu de Durban.
Regressou definitivamente a Portugal em 1905, tendo frequentado, por breve período de tempo, o Curso Superior de Letras. Tendo falhado na tentativa de montar uma tipografia, dedicou-se à tradução de correspondência estrangeira ( a Língua Inglesa era, para si, praticamente uma 2.ª língua materna) para casas comerciais , dedicando o seu tempo livre aos estudos de filosofia, ciências humanas e políticas , bem como literatura moderna.
Em 1920, sua mãe, agora viúva, regressa a Portugal com seus irmãos e Fernando Pessoa passa então a residir com a família. É também nessa altura que conhece Ofélia Queiroz, por quem se apaixona , conforme testemunham as " Cartas de Amor de Fernando Pessoa". Esta relação interrompida e retomada, termina definitivamente em 1929. Uma década após a morte de sua mãe ( 1925) , morre Fernando Pessoa , vitima de problemas hepáticos, provavelmente causados pelo consumo excessivo de álcool. A 30 de Novembro de 1935 morre aquele que viria, anos mais tarde, a ser consagrado como um dos maiores poetas de Lingua Portuguesa . Reconhecido internacionalmente , Fernando Pessoa foi , é e será sempre o maior embaixador da Língua Portuguesa no Mundo .
Vivendo num círculo restrito de amigos, frequentando alguns dos mais conhecidos cafés da capital, envolve-se em discussões literárias e até políticas que lhe abrem as portas de algumas revistas que publicam os seus trabalhos. No entanto, só em 1915, com a colaboração de Mário de Sá- Carneiro , bem como de outros poetas e artistas plásticos , funda o grupo Orpheu e lança a revista com o mesmo nome e que vem a ser considerada como um marco do Modernismo Português. Participou simultaneamente noutras revistas, tendo inclusivamente desempenhado o cargo de sub-director das revista "Athena" e " Contemporânea", onde publicou alguns dos seus poemas, nomeadamente " Mar Português".
A sua obra, que permaneceu maioritaramente inédita, foi difundida e valorizada pelo grupo Presença. Em 1943 foram editadas as obras completas de Fernando Pessoa - ortónimo, bem como os textos poéticos dos seus 3 principais heterónimos - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Concebidos por Fernando Pessoa como individualidades distintas da do autor, foi-lhes criada uma biografia , bem como um horóscopo individual. Ligados a alguns problemas centrais da sua obra , traduzem a consciência pessoal da fragmentação do eu "real" de Pessoa, nomeadamente ao nível da produção literária.

2010/11/14

Bom apetite!

Gotta Keep Reading





São Martinho

No dia de S. Martinho, os alunos do 4ºano da EBI de S.Bruno, fizeram uma visita surpresa à nossa Biblioteca e cantaram 2 belas canções alusivas ao dia. Adorámos a surpresa!

Leitores: