2011/02/11

Ilustradora Rute Reimão

Quando lemos um livro, somos tocados pelas palavras, mas às vezes, também por imagens. Hoje queremos dar-vos a conhecer a ilustradora Rute Reimão. Ilustrou livros como: "O Alfabeto trapalhão"; "Histórias do Barco da Velha" e vários livros de "Contos de Apoio à leitura e à escrita Junior". Vê aqui algumas das suas ilustrações:






Estórias Abensonhadas


26 pequenas estórias que nos levam de viagem ao imaginário moçambicano pela voz incomparável de Mia Couto.Trata-se de uma escrita deliciosa onde tropeçamos em vocábulos que não sabíamos conhecer e em expressões que nos fazem olhar a realidade de uma nova perspectiva...


"Ele remava, devagaroso..."


"A noite já roía as unhas à madrugada foi quando aconteceu."


"Deus fez o céu para justificar os pássaros."


"A tia Tristereza já tinha dobrado as despedidas e ía a sair."


"ataratonto"

Google Art Project


O Google iniciou um projeto muito interessante numa parceria com museus de arte pelo mundo que oferece uma plataforma de visualização similar à tecnologia utilizada no serviço Street View do Google Maps.

Com o Google Art Project, a gigante de Mountain View oferece visita virtual com direito a zoom extremamente detalhado em obras de 400 grandes pintores como Met, Versailles, Van Gogh e outros.

De acordo com a empresa, foram necessários dezoito meses para digitalizar mais de 1.000 obras em 17 museus de arte, incluindo The Metropolitan Museum of Art e MoMA em Nova Iorque, The State Hermitage Museum em São Petersburg, Tate Britain & The National Gallery em Londres, Museo Reina Sofia em Madrid, the Uffizi Gallery em Florence e Van Gogh Museum em Amsterdam.

"Cada obra foi fotografada com uma extraordinária alta resolução com captura 'gigapixel'. As imagens contém cerca de 7 bilhões de pixels, algo 1.000 vezes mais detalhado do que uma câmera digital média", explica o Google.

O Google Art Project também utiliza a tecnologia do serviço Picasa e Google App Engine para hospedar as imagens e oferecer uma navegação como um aplicativo Web.

VISITA!!!!

Livro:"A Queda"


Quando uma missão organizada pelo MI5 corre de forma desastrosa, James Adams é obrigado a usar de todas as suas capacidades para escapar da Rússia com vida.Entretanto, a sua irmã Lauren segue na sua primeira missão a solo para tentar desmascarar uma monstruosa operação de tráfico humano.E quando James chega finalmente a casa, descobre que o seu pesadelo está apenas a começar.

Disponível para leitura na tua Biblioteca Escolar

2011/02/07

Luísa Ducla Soares

Deixamos aqui alguns trabalhos que os alunos do 6º ano fizeram sobre a escritora Luísa Ducla Soares. Uma beleza! Contamos com mais contributos no âmbito do PNL



Trabalho realizado pela Joana e Lidiane do 6ºA

Luísa Ducla Soares



Trabalho realizado pela Marta e Raquel do 6ºD


Bibliotecas em Portugal cada vez mais procuradas

As bibliotecas municipais e escolares em Portugal estão a ganhar importância como espaços privilegiados para utilização da Internet, revela um estudo europeu sobre crianças e riscos online, apresentado na Universidade Nova de Lisboa, no dia 4 de Fevereiro.

Leitores: