2010/01/26

Comemoração do dia de S. Valentim - Concurso

Olá amigos!

À semelhança do ano anterior iremos realizar um concurso no dia de S. Valentim.
Porém e porque sabemos que nem todos estão diponíveis para escrever uma carta, no verdadeiro sentido da palavra, desafiamo-vos este ano a escrever uma quadra ou uma simples frase, que deverá ser entregue na BE/CRE, para verificação de eventuais erros ortográficos. Passada esta fase, os alunos escreverão, nesse mesmo dia, as suas quadras e / ou frases em cartões que foram executados para o efeito, por colegas vossos, na disciplina de Artes Visuais sob coordenação da professora Conceição Rosa.
O Prazo limite para entrega , verificação e cópia dos vossos trabalhos será dia 8 de Fevereiro.
Dado que o dia de S. Valentim coincide este ano com um domingo, decidimos antecipar a comemoração da data festiva para dia 12/02 - sexta-feira.
Assim a atribuição de prémios e respectivos diplomas será feita no dia 12 de Fevereiro


Nota: Para que tenhas uma ideia dos cartões que os teus colegas executaram, vamos disponibilizar-te a visualização de 3 desses cartões ( ver início da mensagem).
Esperamos que gostes e que participes de forma empenhada.
Até lá, dá asas à tua imaginação, pois o desafio vai começar!

2010/01/21

O Rapaz do Pijama às Riscas

Livro recomendado para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…

O Rapaz do Pijama às Riscas de John Boyne

2010/01/15

Bingo da Leitura: A Turma do Professor Alberto na BE


Mais uma vez a professora Elsa dinamizou o "Bingo da Leitura" para os alunos do terceiro ano da nossa escola.
Foi lido o conto tradicional " O Velho, o Rapaz e o Burro" e, em seguida, depois de distribuidos os cartões, os alunos fizeram o "Bingo".
A BE/CRE continua muito empenhada na promoção da leitura e a dinamizar actividades que desenvolvam a concentração e o prazer de ler.

A BE na Sala de Aula

A "nossa Contadora" tem-se deslocado às salas de aula para, não só se continuar a promover a leitura fazendo a "Hora do Conto", mas também permitir a extrapolação de valores em colaboração com Formação Cívica.

Para reflectir...
  • Os Contos servirão para melhorar as atitudes dos jovens?
  • As palavras mágicas ajudarão a sonhar?
  • O percurso de uma história desenvolverá a concentração?
  • Ouvir conduzirá a ler mais e mais?
Procura tu as respostas para estas perguntas. Elas estão dentro de ti!

2010/01/12

Grupo de Teatro da BE - "CREscer"


O grupo de Teatro da BE / CRE ,dinamizado pela professora Fernanda Borges, apresentou a peça- " Auto dos Cinco Pastores" em diferentes dias e em diversos locais, entre os dias 15 e 17 de Dezembro.

No dia 15 de Dezembro, os alunos Diogo Leal, Duarte Correia, Filipa Lobo, Joana Cardoso, Mariana Oliveira, Rita Gomes , sob a encenação da referida professora, deslocaram-se à Escola Visconde de Leceia para apresentar pela primeira vez o seu espectáculo, ao qual assistiram todos os alunos da Escola. Ainda nesse dia e na mesma escola foi lido um conto de Luísa Ducla Soares- " Mistérios de Natal", integrado na Hora do Conto, já implementada na Escola sede.

No dia 16 de Dezembro, o espectáculo foi de novo apresentado no auditório da Escola sede, para os alunos da Escola Samuel Johnson e todos os nossos alunos do 1.º Ciclo.

Dia 17, o espectáculo foi apresentado a todos os alunos do 5.ºano da escola-sede, sendo que , no ambito do estreitamento da relação escola/família, o mesmo foi representado às 18 horas, a todos os Encarregados de Educação que se deslocaram à escola. O referido conto foi lido igualmente a todos os que estiveram presentes nos 3 últimos espectáculos.