2010/06/01

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA -2010

1 de Junho de 2010

O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.
Em
Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus.
A data em outros países
Angola - 1 de junho
Brasil - 12 de outubro
Cabo Verde - 1 de junho
Espanha - 20 de novembro
Estados Unidos da América - 3 de junho (pode variar de estado para estado)
Guiné-Bissau - 1 de junho
Macau - 1 de junho
Moçambique - 1 de junho
Timor-Leste - 1 de junho
O que é o Dia Mundial da CRIANÇA?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas)
começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.

ENCONTRO com a PINTORA e ex-aluna da Escola - Dr.ª Tânia Rocha

Tânia Rocha ...

Realizou-se na passada sexta-feira,dia 28 de Maio, um encontro promovido pela BE/CRE, em articulação com a disciplina de Artes-Visuais, em que esteve presente a pintora e antiga aluna da Escola- Dr.ª Tânia Rodrigues
A pintora e antiga aluna da escola, encantou a assistência falando do seu percurso escolar, como aluna, recordando a escola antiga e alguns professores que a marcaram mais profundamente. Referiu o nome da já falecida professora Margarida Guimarães, responsável pelo mais antigo Clube Europeu da Europa, e da sua influência na escolha do curso que acabou por frequentar e concluir com êxito.


Tudo começou , segundo Tânia Rocha, com uma pequena exposição do Clube Europeu que a levou à Irlanda e lhe aguçou o interesse pela arte da pintura.
A assistência era constituída por professores, outros elementos da comunidade escolar , alunos do 8.ºB, de Artes visuais, e pelos professores da referida disciplina- Prof:ªConceição Rosa e Prof. Agostinho.
A sessão foi bastante participada quer por parte dos alunos, quer dos professores que assistiram ao encontro. É sempre bom recordar!

2010/05/25

Parlamento dos Jovens


Nos dias 24 e 25 de Maio , alguns alunos da nossa escola participaram na Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Os alunos que nos representaram foram:

Deputados : Mariana Laborinho -9.º B

Mariana Oliveira - 9.ºB

Jornalista: Dinis Costa .- 7.º B

Os referidos alunos foram acompanhados pela prof.ª Ana Madeira.

Os documentos que trouxeram da referida sessão, foram entregues na Biblioteca da Escola, para consulta da Comunidade Escolar.

2010/05/19

Semana da Saúde

Ser saudável ou não, está na tua mão !


Uma vez mais a "EDUCAÇÃO para a SAÚDE" dinamizará a actividade acima referida , contando com a colaboração da BE /CRE. Vem até ao nosso espaço :

- Consulta os livros expostos;

- Observa os trabalhos produzidos pelos teus colegas;

- Vê vídeos e powerpopints;

- Interage com os teus colegas e professores;

- Colabora , dando a tua opinião;

Ficamos à tua espera!

A tua presença é indispensável!

2010/05/18

Final do Concurso de Leitura


Conforme anunciado, o Concurso de Leitura realizou-se na BE/CRE , no passado dia 16 de Maio, entre as 9h30m e as 13h30m, tendo o Júri sido constituido pelos professores de Língua Portuguesa, Dr. João Cunha e Dr. João Esteves, a representante da Biblioteca Municipal de Oeiras - BMO / SABE, Dr.ª Sofia Pinto, e a Professora Bibliotecária, Dr.ª Madalena Santos.
Os Jurados ficaram invulgarmente satisfeitos pelas capacidades de leitura expressiva reveladas pelos nossos alunos. A Escola congratula-se com o sucedido e dá os seus mais sinceros parabéns aos alunos participantes e respectivos Encarregados de Educação.
Testemunhando o acontecimento, iremos divulgar algumas fotos referentes ao Concurso supra-citado, bem como o nome, número e turma dos alunos vencedores:


5.º ano - Margarida Sarmento , n.º 14, turma D

6.º ano - Carlos Lopes - n.º5, turma D

7.º ano - Sara Teixeira - n.º 25 , turma B; Cátia Santos - n.º 6. turma C; Inês Vilares - n.º 10 , turma C

8.º ano - Henrique Geirinhas - n.º 10, turma B ; Ricardo Namora - n.º 23 , turma B

9.º ano - Bruno Almada - n.º 5, turma B


Parabéns!