2010/10/22

Oeiras Internet Challenge - 20 de Novembro

Estão abertas as inscrições para o Oeiras Internet Challenge, cujo torneio está marcado para o dia 20 de Novembro, Sábado, entre as 10H00 e as 24H00, na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Nesse dia, um máximo de 98 equipas, cada uma com 2 elementos (a partir dos 13 anos) verão as suas competências de pesquisa e a correcta utilização de diversas ferramentas de busca colocadas à prova, ao longo de cinco desafios. 

Os melhores serão premiados, sendo que para os primeiros quatro lugares há computadores portáteis, desktops, impressoras e livros, entre outros (DELL, CIL, Checkup PC, Optimus, FNAC, Bulhosa Books & Living e FDTI). 

Promovido anualmente pela Câmara Municipal, o Oeiras Internet Challenge, projecto baseado na pesquisa de informação na Internet, articula investigação e componente lúdica, proporcionando aos participantes 14 horas de desafios e acção, ao mesmo tempo que lhes dá a oportunidade de aprender com o potencial das tecnologias.

2010/10/21

Jogo de Leitura - O GALO LEITOR

JOGO DO GALO TRADICIONAL__________JOGO DO GALO LEITORNa tentativa de motivar os alunos para a leitura, tem a BE desenvolvido algumas actividades lúdicas muito do agrado dos mesmos. Assim sendo temos conseguido uma enorme adesão a actividades como O Bingo da Leitura e A Hora do Conto. Este ano a BE decidiu dinamizar uma outra actividade lúdico-pedagógica - O jogo do Galo Leitor. Esta actividade, em articulação com as áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Formação Cívica, concilia o objectivo principal - promoção e incentivo à leitura, com as regras do tradicional Jogo do Galo.
Embora a experiência tenha sido iniciada recentemente ,cumpre-nos informar que os alunos se tem revelado muito interessados, participativos e empenhados, isto é, esta actividade tem , como as anteriores, obtido enorme sucesso. Iniciámos este jogo com a leitura de um texto da obra "Joca , meu querido bronco" de Alice Vieira, intitulado " Vamos mas é basar!", do qual salientamos um pequeno extracto.

"De capacete nos braço, um "Turbo II" engalanado com dizeres dos "No name boys", meteu a cabeça por entre a porta da sala de aula, rugindo: " S'Tora, posso entrar?"
Trinta lindas cabecinhas, das quais dez se chamavam Carla e cinco Hugo, exclamaram radiantes: "Já tens falta!" (...)
E antes da porta bater levemente, fazendo cair a fechadura, ouviu-se ainda:
- Ai, é ?! Que sa lixe! Vou mas é basar."


2010/10/20

A Ovelhinha que veio para o Jantar



Dentro do âmbito do dia da Alimentação, a professora Teresa França percorreu as escolas do agrupamento contando a história :"A ovelhinha que veio para o jantar". Nesta história, um lobo velhinho e esfomeado, recebeu inesperadamente a visita de uma ovelhinha. Mal olhou para ela, começou logo a planear um belo ensopado de borrego. Mas a ovelhinha não queria ser o jantar do lobo. Na verdade, o que ela queria mesmo era... ser apenas amiga dele.

2010/10/19

Outubro - Mês das BIBLIOTECAS ESCOLARES


Os preparativos para a comemoração do DIA MUNDIAL das BIBLIOTECAS ESCOLARES já começaram.
Assim, com a colaboração das disciplinas de EVT e Artes Visuais foram colocados na BE "mobiles" em formas de livros e cujos títulos foram sugeridos em várias turmas, quando lhes foi pedido que pensassem em várias actividades relacionadas com a biblioteca.
Por esse motivo a BE está agora com um aspecto diferente fruto da imaginação dos nossos alunos sob a orientação dos respectivos professores.

16 de Outubro - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÂO


Em articulação com as disciplinas de Ciências da Natureza e Educação para a Saúde, celebrou-se o DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÂO, tendo sido colocada na BE uma pequena exposição alusiva ao tema, bem como postos alguns livros de leitura e consulta à disposição de todos os alunos e respectiva comunidade educativa.

2010/10/17

Mr Bean na Biblioteca



No mês em que comemoramos as Bibliotecas, partilhamos este vídeo hilariante de Mr. Bean numa Biblioteca. Boas gargalhadas e boas leituras!

Leituras na cama

A menina que odiava livros



Esta animação conta a história de Nina, uma menina que não gostava de ler, mas que, ao se deparar com o rico universo da leitura, descobre uma nova realidade.

Leitores: