2011/05/26

Escritora Ana Esteves

Encontro com a escritora Ana Esteves No próximo dia 3 de Junho, as turmas 5ºA e 5ºD, irão ter um "encontro a escritora Ana Esteves", autora da obra:



Era uma vez um rapaz que descobriu que a sua sombra guardava um segredo. Para o descobrir, o leitor vai ter de seguir as pistas que a autora lhe vai dando em páginas brilhantemente ilustradas pela galardoada ilustradora Manuela Bacelar. A recompensa pelo decifrar do segredo: uma fantástica surpresa no final!

Mãe, Não Pises a Minha Sombra, de Ana Esteves, venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, na modalidade de Literatura para a Infância. O júri, constituído por António Torrado, Cláudia Sousa Pereira e José Jorge Letria, premiou por unanimidade este texto original, considerando “bastante significativo o número de trabalhos para análise e a excelente qualidade da escrita apresentada”. No seu estilo habitual, Manuela Bacelar, lançando mão de certos elementos potencialmente simbólicos (como a cor das sapatilhas ou da sombra), recria as peripécias centrais da acção, bem como as atitudes das personagens.


Poema: "Ou isto ou aquilo"






OU ISTO OU AQUILO


(Cecília Meireles).



Ou se tem chuva e não se tem sol

ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar

ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .

e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.




2011/05/23

23 a 27 de Maio - SEMANA DA POESIA

Em articulação com a disciplina de Língua Portuguesa e a BE , decorrerá na semana de 23 a 27 de Maio a "SEMANA DA POESIA".

Durante esta semana realizar-se-ão actividades de leitura e ateliers de Escrita Criativa, subordinados ao tema - " A poesia é..."
Os alunos deslocar-se-ão à BE, acompanhados dos seus professores e escreverão, numa etiqueta, uma palavra ou frase alusiva ao tema.
Ficamos a aguardar a vossa visita e participação.
É com enorme prazer que receberemos os nossos convidados!
Requisita e "saboreia" um Livro de Poesia.

Leitores: